Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Rio de Janeiro eh sinônimo de aventura. Praias de beleza raríssima, dunas de Cabo frio, águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, badalação de Búzios, trilhas rurais de Rio das Ostras.

JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, RJ - Um santuário ecológico que permite o contato do homem com a natureza bem no meio da Cidade Maravilhosa




CONHEÇA O "JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO", BRASIL
Criado por Dom João VI, O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o principal e maior Jardim Botânico do Brasil. Sua beleza resiste há mais de 200 anos.
A alameda de palmeiras-imperiais e o lago com vitórias-régias são cartões-postais.
A área verde, tombada pelo Iphan e declarada Reserva da Biosfera pela Unesco, tem cerca de 9 mil espécimes vegetais.
Na estufa com plantas insetívoras, no cactário e na Casa dos Pilões (antiga fábrica de pólvora da Coroa portuguesa).
A melhor foto - O lago com vitórias-régias, as aleias de palmeiras-imperiais ou a Alameda do Jambeiro, de onde dá para focar, em segundo plano, o Cristo Redentor.
BEM VINDO AO JARDIM BOTÂNICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. UMA DAS MAIS BELAS E PRESERVADAS ÁREAS VERDES DO PAÍS.
AQUI O CRISTO VISTO DO JARDIM BOTÂNICO
imagem - Thymonthy Becker 
O INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, TRADICIONAL E POPULARMENTE REFERIDO APENAS COMO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, É UM INSTITUTO DE PESQUISAS E JARDIM BOTÂNICO BRASILEIRO. LOCALIZA-SE NO BAIRRO JARDIM BOTÂNICO NA ZONA SUL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
UMA DAS MAIS BELAS E BEM PRESERVADAS ÁREAS VERDES DA CIDADE, É UM EXEMPLO DA DIVERSIDADE DA FLORA BRASILEIRA E ESTRANGEIRA. NELE PODEM SER OBSERVADAS CERCA DE 6.500 ESPÉCIES (ALGUMAS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO), DISTRIBUÍDAS POR UMA ÁREA DE 54 HECTARES, AO AR LIVRE E EM ESTUFAS.
A INSTITUIÇÃO ABRIGA AINDA MONUMENTOS DE VALOR HISTÓRICO, ARTÍSTICO E ARQUEOLÓGICO E A MAIS COMPLETA BIBLIOTECA DO PAÍS ESPECIALIZADA EM BOTÂNICA, COM MAIS DE 32 MIL VOLUMES.
UMA DAS MUITAS ÁRVORES GIGANTES. ESTA EH A ÁRVORE DE SAMAÚMA. TAMBÉM CONHECIDA COMO ÁRVORE DO TOM JOBIM
imagem - ?
  
ARBORETO 
O ARBORETO É COMPOSTO POR CERCA DE 9 MIL ESPÉCIMES VEGETAIS QUE REPRESENTAM ECOSSISTEMAS BRASILEIROS E DE OUTROS PAÍSES. AO TODO, É UM FRAGMENTO DE 57 HECTARES DE MATA ATLÂNTICA REMANESCENTE, 197 CANTEIROS DE COLEÇÕES DE PLANTAS, QUATRO LAGOS COM VITÓRIAS-RÉGIAS, CERCA DE 1.500 ESPÉCIES CULTIVADAS NAS ESTUFAS DO ORQUIDÁRIO, BROMELIÁRIO, INSETÍVORAS E CACTÁRIO, ALÉM DE SEIS JARDINS TEMÁTICOS: ROSEIRAL, MEDICINAL, SENSORIAL, BÍBLICO, JAPONÊS E BEIJA-FLORES.
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
CAMINHO DA MATA ATLÂNTICA
O CHAMADO "CAMINHO DA MATA ATLÂNTICA", ANTIGO "CAMINHO DO BOI", É UM CAMINHO ABERTO NUM FRAGMENTO PRESERVADO DA MATA ATLÂNTICA. COM APROXIMADAMENTE 600 METROS DE EXTENSÃO, INICIA-SE NA CATARATA E TERMINA, ATUALMENTE, NO "AQUEDUTO DA LEVADA", ABERTO EM 2005 À VISITAÇÃO PÚBLICA.
imagem - Thymonthy Becker 
REGIÃO AMAZÔNICA 
ESTE TRECHO DO JARDIM EVOCA A DENSA VEGETAÇÃO DA AMAZÔNIA, CENÁRIO COMPLETO COM UMA CABANA DE SAPÊ E A ESTÁTUA DE UM CABOCLO DA REGIÃO. AQUI SE ENCONTRA EXEMPLARES DE SERINGUEIRAS, BABAÇUS, ANDIROBAS, CACAUEIROS E PAU-MULATO, ESTA ÚLTIMA ESPÉCIE DE INTERESSE PELA MUDANÇA DE COR QUE APRESENTA A CADA ÉPOCA DO ANO.
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker
AQUEDUTO DA LEVADA
CONSTRUÍDO EM 1853 COM O OBJETIVO DE ORDENAR O CURSO DAS ÁGUAS PLUVIAIS DO VALE DA MARGARIDA, ONDE HAVIA CULTURA DE "CARLUDOVICA PALMATA" (COM CUJA FIBRA SE FABRICAVA CHAPÉUS DO CHILE), PARA O JARDIM BOTÂNICO.
TOMBADO PELO IPHAN EM 2005
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Darci Zuffo
TARTARUGAS
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
INSETÍVORAS
UMA ESTUFA QUE CONCENTRA UMA COMUNIDADE DE PLANTAS GENÉRICAMENTE DENOMINADAS COMO INSETÍVORAS, QUE ATRAI A ATENÇÃO DOS VISITANTES EM GERAL, E PARTICULARMENTE DO PÚBLICO INFANTIL.
imagem - Thymonthy Becker 
JARDIM JAPONÊS
CRIADO EM 1935, A PARTIR DE UMA DOAÇÃO DE SESSENTA E CINCO ESPÉCIES DE PLANTAS TÍPICAS DO JAPÃO, FEITA PELA MISSÃO ECONÔMICA JAPONESA, QUE À ÉPOCA VISITOU O BRASIL. REINAUGURADO EM 1995, APRESENTA AO VISITANTE UM TÍPICO RECANTO NIPÔNICO, COM UM JARDIM DE PEDRAS, E EXEMPLARES DE BONSAIS, BAMBUS, CEREJEIRAS, BUQUÊS DE NOIVA E SALGUEIROS-CHORÕES. NOS DOIS LAGOS HABITADOS POR CARPAS, DESTACAM-SE FLORES DE LÓTUS.
imagem - Luiz Martins
LAGO FREI LEANDRO
O SEU NOME É UMA HOMENAGEM A FREI LEANDRO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, DA ORDEM DO CARMO. PRIMEIRO DIRETOR DO JARDIM BOTÂNICO, DE 1824 A 1829.
O LAGODESTACA-SE PELA PRESENÇA DE VITÓRIAS-RÉGIAS E NINFÉIAS EM SEU ESPELHO D'ÁGUA, DECORADO POR UMA ESCULTURA DA DEUSA TÉTIS EM FERRO, DA AUTORIA DE LOUIS SAVAGEAU. NAS SUAS MARGENS, O VISITANTE PODE APRECIAR EXUBERANTES EXEMPLARES DA ÁRVORE DO VIAJANTE.
imagem - ?
imagem - Wikipédia
MEMORIAL MESTRE VALENTIM
CRIADO EM 1997, O MEMORIAL HOMENAGEIA O ARTISTA BRASILEIRO VALENTIM DA FONSECA E SILVA, AUTOR DAS PRIMEIRAS OBRAS EM METAL FUNDIDAS NO BRASIL, ABRIGANDO PEÇAS PROVENIENTES DA DEMOLIÇÃO DA ANTIGA FONTE DAS MARRECAS, NO PASSEIO PÚBLICO (1905)
imagem - Thymonthy Becker 
CHAFARIZ
imagem - ?
CHAFARIZ CENTRAL
EM PONTO CENTRAL NO ENCONTRO DAS ALÉIAS, CONSTITUI-SE NUMA DAS MAIS BELAS ATRAÇÕES DO JARDIM. FABRICADO NA INGLATERRA, É CONSTITUÍDO POR DUAS BACIAS. NA MAIOR DELAS, QUATRO FIGURAS REPRESENTAM A MÚSICA, A POESIA, A CIÊNCIA E A ARTE.
O CHAFARIZ FOI ORIGINALMENTE INSTALADO NA LAPA ATÉ QUE, COM A REFORMULAÇÃO DO PASSEIO PÚBLICO (1905), FOI INSTALADO NO JARDIM.
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
SOLAR DA IMPERATRIZ
EDIFICAÇÃO ASSOCIADA AO PRIMEIRO ENGENHO DE AÇÚCAR NA ENTÃO CAPITANIA DO RIO DE JANEIRO, O "ENGENHO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA LAGOA", ESTABELECIDO EM 1575. ESTE SOLAR E MAIS CINQUENTA E OITO CHÁCARAS INTEGRAVAM O VASTO LATIFÚNDIO ONDE SE LOCALIZAM OS BAIRROS QUE, ATUALMENTE, CIRCUNDAM A LAGOA RODRIGO DE FREITAS.
imagem - ?
BUSTO DE DOM JOÃO VI
imagem - Wikipédia
CÔMORO
O CÔMORO, ELEVAÇÃO ADJACENTE AO LAGO, FOI ERGUIDO COM A TERRA RETIRADA PARA A CONSTRUÇÃO DO MESMO. AMBOS FORAM PROJETADOS POR FREI LEANDRO, QUE TINHA O HÁBITO DE SE SENTAR À SOMBRA DA JAQUEIRA (ATÉ HOJE NO LOCAL), DIRIGINDO OS TRABALHOS. ALI FEZ COLOCAR UMA GRANDE MESA DE GRANITO, ONDE, PRIMEIRO D. PEDRO I E, MAIS TARDE, D. PEDRO II, FAZIAM OS SEUS LANCHES. FEZ COLOCAR AINDA UM RELÓGIO DE SOL. O CÔMORO É ENCIMADO POR UM CARAMANCHÃO, A CHAMADA "CASA DE CEDROS".
imagem - Wikipédia
CASA DOS PILÕES
CONSTITUI-SE EM NÚCLEO ARQUEOLÓGICO REPRESENTATIVO DA ATIVIDADE DA ANTIGA FÁBRICA DE PÓLVORA.
imagem - Wikipédia
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker
CASCATAS
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
CENTRO DE VISITANTES
NO CENTRO DE VISITANTES PODE-SE SOLICITAR A VISITA ACOMPANHADA, BEM COMO OBTER INFORMAÇÕES EM DIVERSOS IDIOMAS. O ESPAÇO TAMBÉM É UTILIZADO COMO LOCAL DE EXPOSIÇÕES DE ARTE.
imagem - Thymonthy Becker
imagem - Thymonthy Becker
BROMELIÁRIO
MAIOR BROMELIÁRIO DO RIO DE JANEIRO, REÚNE CERCA DE MIL E SETECENTOS EXEMPLARES DAS AMÉRICAS DO SUL E CENTRAL, MUITAS DELAS ENCONTRADAS NA AMAZÔNIA, NA MATA ATLÂNTICA, EM RESTINGAS E CAATINGAS
imagem - Thymonthy Becker
JARDIM SENSORIAL
CONCEBIDO DE MANEIRA A QUE AS SUAS PLANTAS POSSAM SER TOCADAS PELOS VISITANTES, DESTINA-SE PARTICULARMENTE À APRECIAÇÃO PELOS DEFICIENTES VISUAIS.
O CONJUNTO É CONSTITUÍDO POR PLANTAS AROMÁTICAS E DE DIVERSAS TEXTURAS, SENDO O VISITANTE CONVIDADO A EXERCITAR OS SENTIDOS DO TATO E DO OLFATO, PARTICULARMENTE. AS ESPÉCIES DE PLANTAS ENCONTRAM-SE IDENTIFICADAS POR PLACAS COM ESCRITA EM BRAILLE.
imagem - Thymonthy Becker
imagem - Thymonthy Becker
ORQUIDÁRIO
ESTUFA CONSTRUÍDA NO FINAL DO SÉCULO XIX FOI REFORMADA NA DÉCADA DE 1930, E RESTAURADA EM 1998.
ALÉM DE ABRIGAR MAIS DE 700 ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS, O ORQUIDÁRIO ABRIGA PLANTAS ORNAMENTAIS COMO ANTÚRIOS, FILODENDROS, AVENCAS E SAMAMBAIAS, UM CONJUNTO DE DOIS MIL VASOS COM UMA DAS MAIS BELAS COLEÇÕES DO JARDIM BOTÂNICO.
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker 
imagem - Thymonthy Becker
imagem - Thymonthy Becker
ALÉIA BARBOSA RODRIGUES
O SEU NOME É UMA HOMENAGEM AO NATURALISTA BRASILEIRO JOÃO BARBOSA RODRIGUES, DIRETOR DA INSTITUIÇÃO ENTRE 1890 E 1909. ALÉIA PRINCIPAL DO JARDIM, CONSTITUI-SE NO SEU CARTÃO DE VISITAS, LADEADA POR IMPONENTES PALMEIRAS-IMPERIAIS ("ROYSTONEA OLERACEA (JACQ.) COOK").
imagem - Thymonthy Becker
imagem - Thymonthy Becker
imagem - Thymonthy Becker
EM 1991, A UNESCO CONSIDEROU-O COMO RESERVA DA BIOSFERA.
COMO RECONHECIMENTO PELA SUA IMPORTÂNCIA CIENTÍFICA, FOI REBATIZADO COMO INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO, EM 1998, FICANDO AFETO AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. EM 2002, TORNOU-SE UMA AUTARQUIA FEDERAL.
imagem - Thymonthy Becker
O JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO CONTA AINDA COM UM CAFÉ ("CAFÉ BOTÂNICA").
imagem - Thymonthy Becker
ALGUNS NÚMEROS SOBRE O JARDIM BOTÂNICO
O JARDIM CONTA COM:
30 MIL PLANTAS DESIDRATADAS
CARPOTECA COM 5.800 FRUTOS SECOS
XILOTECA COM 8.000 AMOSTRAS DE MADEIRA
ORQUIDÁRIO
BIBLIOTECA COM CERCA DE 66 MIL VOLUMES E 3 MIL OBRAS RARAS
imagem - Thymonthy Becker
BIOSFERA É O CONJUNTO DE TODOS OS ECOSSISTEMAS DA TERRA.


 ACESSE: THYMONTHY BECKER COMUNICAÇÃO


fonte / fotos - Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Wikipédia / IBGE / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARATY, RIO DE JANEIRO - Uma cidade histórica com atrações turísticas diferenciadas e frequentemente invadida pelas águas do mar

CONHEÇA A CIDADE DE "PARATY", RIO DE JANEIRO, BRASIL foto e texto - Danilo Castro Por estar localizada quase ao nível do mar, Paraty foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Na mureta que cerca o Centro Histórico há várias passagens para a entrada da água, que inunda periodicamente algumas ruas. Considerado mais um atrativo turístico de Paraty, o fenômeno é fotografado e filmado por visitantes e moradores. AQUI PARATI VISTA DO MAR imagem - Wikipédia
CAIS DO PORTO imagem - Wikipédia
Caminhar pelo Centro Histórico é só uma das viagens que um turista faz em Paraty. Não é tarefa fácil circular a pé por suas ruas em formato de canal, com calçamento de pedras irregular e esquinas desencontradas. Mas todo esse esforço some diante da beleza do casario colonial, dos barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu ou no cais, das lojas e dos ateliês de arte. FACHADA DE CASARÃO NO CENTRO HISTÓRICO imagem - ?

AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO
imagem - Wikipédia
T…

QUAL EH O MELHOR POR DO SOL DO MUNDO? - A arte de viajar requer saber a hora certa para apreciar um momento mágico – e, também, para captar a fotografia perfeita. Para isto, nenhum instante é mais propício do que a hora do pôr do sol (o nascer do sol também tem suas qualidades, mas quem quer acordar, durante suas férias, às 5 da manhã?).

CONHEÇA OS MAIS BONITOS POR DO SOL DO MUNDO A arte de viajar requer saber a hora certa para apreciar um momento mágico – e, também, para captar a fotografia perfeita. Para isto, nenhum instante é mais propício do que a hora do pôr do sol (o nascer do sol também tem suas qualidades, mas quem quer acordar, durante suas férias, às 5 da manhã?).  Nas fotos abaixo, conheça destinos que ficam ainda mais bonitos na hora em que o dia acaba. E não se preocupe: todos eles oferecem mirantes perfeitos para este momento mágico.  01 - TÓQUIO - JAPÃO  Em dias em que o céu permite, a terra do sol nascente também pode se transformar na linda terra do sol poente. E não há melhor lugar para admirar este momento do que a Tokyo Sky Tree, torre com nada mais de meio quilômetros de altura (634 metros) que fornece uma visão panorâmica da monstruosa metrópole nipônica. O andar de observação aberto a turistas fica a 450 metros de altura e pode comportar até 2.000 visitantes. E o interessante é saber que, enquan…

14 MIRANTES PARA SE DESLUMBRAR COM O RIO DE JANEIRO - Subir o Corcovado e o Pão de Açúcar é programa obrigatório para marinheiros de primeira viagem no Rio de Janeiro. Mas há muitos outros mirantes espalhados pela cidade

CONHEÇA "14 MIRANTES" PARA SE DESLUMBRAR COM O RIO DE JANEIRO, BRASIL Subir o Corcovado e o Pão de Açúcar é programa obrigatório para marinheiros de primeira viagem no Rio de Janeiro. Mas há muitos outros mirantes espalhados pela cidade. Alguns têm fácil acesso. Para chegar a outros, sofre-se um bocado. Mas a recompensa sempre vale a pena.  O RIO SOB OS OLHOS DO CRISTO (iStock/Reprodução)  O mirante de todos os mirantes, um dos responsáveis pelo título de Cidade Maravilhosa, uma das Sete Modernas Maravilhas Mundiais. Tudo é superlativo no Morro do Corcovado, no alto do Parque Nacional da Tijuca. Para engrandecer o lugar, tem ainda o Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura e as mãos estendidas sobre a cidade.  A vista de lá de cima é um espetáculo: o Rio de Janeiro parece uma metrópole em miniatura, quase toda a cidade estará em seu campo de visão. Claro que há um preço a ser cobrado. Monetariamente custa entre R$ 64 e R$ 71 (contando com o ingresso do trenzinho, que dev…