Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Rio de Janeiro eh sinônimo de aventura. Praias de beleza raríssima, dunas de Cabo frio, águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, badalação de Búzios, trilhas rurais de Rio das Ostras.

MORRO DA URCA, RIO DE JANEIRO - Com trilha, bondinho e uma vista espetacular da cidade do Rio de Janeiro




CONHEÇA O "MORRO DA URCA", RIO DE JANEIRO, BRASIL
Este morro, de 220 metros de altura, tem em seu pico a primeira parada do bondinho em direção ao Pão de Açúcar.
De cima do Morro da Urca tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.
O Complexo Turístico dispõe de elevadores para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados no Morro da Urca e no Morro do Pão de Açúcar.
Os morros da Urca e do Pão de Açúcar compõem, desde 2006, um monumento natural, criado por decreto municipal. O conjunto de montanhas é tombado ainda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973.
ESTE É O MORRO DA "URCA" E O "PÃO DE AÇÚCAR", NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
RIO DE JANEIRO NÃO SERIA LINDO, SEM ELES.
O Morro da Urca fica na Praia Vermelha no bairro da Urca.
A Fortaleza de São João oferece visitas guiadas nos fins de semana: é uma boa oportunidade para você ver e conhecer mais sobre a história do Brasil colonial. 
A localização do Morro da Urca permite uma vista da Enseada de Botafogo, praia da Urca, Aterro do Flamengo, Centro da Cidade e da Ponte Rio-Niterói. 
Da Estação do Morro da Urca é possível pegar o bondinho para o morro do Pão de Açúcar
A trilha do Morro da Urca tem início em uma grande reentrância na Pista Claudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha. A pista é aberta diariamente das 7 as 18hs. A trilha é fácil, pouco extensa, mas um pouco íngreme, pode ser realizada em 1 hora com paradas para respirar.
foto - intrip.com.br
Bondinho 
Da estação do bondinho no Morro da Urca é possível comprar ingresso para subir até o Pão de Açúcar ou para descer à Praia Vermelha.
Escalada 
A Urca talvez seja o maior centro urbano de escalada do mundo, no morro são cerca de 50 vias, procure uma empresa especializada como a CurtiRio ou a A5 Escalada para realizar um batismo de escalada.
Fundação da cidade do Rio de Janeiro
Próximo ao Morro da Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, Estácio de Sá construiu uma pequena vila fortificada, chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro. A vila não possuía água potável e os portugueses se expunham aos ataques de franceses e índios toda vez que iam se abastecer no rio Carioca, que desaguava onde hoje é a Praia do Flamengo. O Morro ao lado do Pão de Açúcar lembrava a proa de uma embarcação holandesa da época, a Urca, que acabou por nomeá-lo.
A área adquiriu importância estratégica por se localizar em um dos extremos da entrada da Baía de Guanabara. Lá foi erguida a Fortaleza de São João, que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Cruz do outro lado da baía, foi responsável por impedir invasões marítimas de corsários franceses e holandeses ao Rio.
Noites cariocas 
O Morro da Urca tem grande importância na história da música brasileira. Grandes festivais eram realizados, nos anos 80, em um espaço cultural que funcionava em seu topo. Ainda hoje, durante o verão, ocorrem eventos e shows de grandes artistas.


fonte/fotos: portal do governo do estado do Rio de Janeiro / Thymonthy Becker / Divulgação /

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARATY, RIO DE JANEIRO - Uma cidade histórica com atrações turísticas diferenciadas e frequentemente invadida pelas águas do mar

CONHEÇA A CIDADE DE "PARATY", RIO DE JANEIRO, BRASIL foto e texto - Danilo Castro Por estar localizada quase ao nível do mar, Paraty foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Na mureta que cerca o Centro Histórico há várias passagens para a entrada da água, que inunda periodicamente algumas ruas. Considerado mais um atrativo turístico de Paraty, o fenômeno é fotografado e filmado por visitantes e moradores. AQUI PARATI VISTA DO MAR imagem - Wikipédia
CAIS DO PORTO imagem - Wikipédia
Caminhar pelo Centro Histórico é só uma das viagens que um turista faz em Paraty. Não é tarefa fácil circular a pé por suas ruas em formato de canal, com calçamento de pedras irregular e esquinas desencontradas. Mas todo esse esforço some diante da beleza do casario colonial, dos barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu ou no cais, das lojas e dos ateliês de arte. FACHADA DE CASARÃO NO CENTRO HISTÓRICO imagem - ?

AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO
imagem - Wikipédia
T…

QUAL EH O MELHOR POR DO SOL DO MUNDO? - A arte de viajar requer saber a hora certa para apreciar um momento mágico – e, também, para captar a fotografia perfeita. Para isto, nenhum instante é mais propício do que a hora do pôr do sol (o nascer do sol também tem suas qualidades, mas quem quer acordar, durante suas férias, às 5 da manhã?).

CONHEÇA OS MAIS BONITOS POR DO SOL DO MUNDO A arte de viajar requer saber a hora certa para apreciar um momento mágico – e, também, para captar a fotografia perfeita. Para isto, nenhum instante é mais propício do que a hora do pôr do sol (o nascer do sol também tem suas qualidades, mas quem quer acordar, durante suas férias, às 5 da manhã?).  Nas fotos abaixo, conheça destinos que ficam ainda mais bonitos na hora em que o dia acaba. E não se preocupe: todos eles oferecem mirantes perfeitos para este momento mágico.  01 - TÓQUIO - JAPÃO  Em dias em que o céu permite, a terra do sol nascente também pode se transformar na linda terra do sol poente. E não há melhor lugar para admirar este momento do que a Tokyo Sky Tree, torre com nada mais de meio quilômetros de altura (634 metros) que fornece uma visão panorâmica da monstruosa metrópole nipônica. O andar de observação aberto a turistas fica a 450 metros de altura e pode comportar até 2.000 visitantes. E o interessante é saber que, enquan…

14 MIRANTES PARA SE DESLUMBRAR COM O RIO DE JANEIRO - Subir o Corcovado e o Pão de Açúcar é programa obrigatório para marinheiros de primeira viagem no Rio de Janeiro. Mas há muitos outros mirantes espalhados pela cidade

CONHEÇA "14 MIRANTES" PARA SE DESLUMBRAR COM O RIO DE JANEIRO, BRASIL Subir o Corcovado e o Pão de Açúcar é programa obrigatório para marinheiros de primeira viagem no Rio de Janeiro. Mas há muitos outros mirantes espalhados pela cidade. Alguns têm fácil acesso. Para chegar a outros, sofre-se um bocado. Mas a recompensa sempre vale a pena.  O RIO SOB OS OLHOS DO CRISTO (iStock/Reprodução)  O mirante de todos os mirantes, um dos responsáveis pelo título de Cidade Maravilhosa, uma das Sete Modernas Maravilhas Mundiais. Tudo é superlativo no Morro do Corcovado, no alto do Parque Nacional da Tijuca. Para engrandecer o lugar, tem ainda o Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura e as mãos estendidas sobre a cidade.  A vista de lá de cima é um espetáculo: o Rio de Janeiro parece uma metrópole em miniatura, quase toda a cidade estará em seu campo de visão. Claro que há um preço a ser cobrado. Monetariamente custa entre R$ 64 e R$ 71 (contando com o ingresso do trenzinho, que dev…