RIO DE JANEIRO / BRAZIL: MORRO DA URCA / RIO DE JANEIRO / BRAZIL

sexta-feira, 12 de março de 2021

MORRO DA URCA / RIO DE JANEIRO / BRAZIL




Este morro, de 220 metros de altura, tem em seu pico a primeira parada do bondinho em direção ao Pão de Açúcar.

De cima do Morro da Urca tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.
O Complexo Turístico dispõe de elevadores para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados no Morro da Urca e no Morro do Pão de Açúcar.
Os morros da Urca e do Pão de Açúcar compõem, desde 2006, um monumento natural, criado por decreto municipal. O conjunto de montanhas é tombado ainda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973.
ESTE É O MORRO DA "URCA" E O "PÃO DE AÇÚCAR", NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
RIO DE JANEIRO NÃO SERIA LINDO, SEM ELES.
O Morro da Urca fica na Praia Vermelha no bairro da Urca.
A Fortaleza de São João oferece visitas guiadas nos fins de semana: é uma boa oportunidade para você ver e conhecer mais sobre a história do Brasil colonial. 
A localização do Morro da Urca permite uma vista da Enseada de Botafogo, praia da Urca, Aterro do Flamengo, Centro da Cidade e da Ponte Rio-Niterói. 
Da Estação do Morro da Urca é possível pegar o bondinho para o morro do Pão de Açúcar
A trilha do Morro da Urca tem início em uma grande reentrância na Pista Claudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha. A pista é aberta diariamente das 7 as 18hs. A trilha é fácil, pouco extensa, mas um pouco íngreme, pode ser realizada em 1 hora com paradas para respirar.
foto - intrip.com.br
Bondinho 
Da estação do bondinho no Morro da Urca é possível comprar ingresso para subir até o Pão de Açúcar ou para descer à Praia Vermelha.
Escalada 
A Urca talvez seja o maior centro urbano de escalada do mundo, no morro são cerca de 50 vias, procure uma empresa especializada como a CurtiRio ou a A5 Escalada para realizar um batismo de escalada.
Fundação da cidade do Rio de Janeiro
Próximo ao Morro da Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, Estácio de Sá construiu uma pequena vila fortificada, chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A vila não possuía água potável e os portugueses se expunham aos ataques de franceses e índios toda vez que iam se abastecer no rio Carioca, que desaguava onde hoje é a Praia do Flamengo. O Morro ao lado do Pão de Açúcar lembrava a proa de uma embarcação holandesa da época, a Urca, que acabou por nomeá-lo.
A área adquiriu importância estratégica por se localizar em um dos extremos da entrada da Baía de Guanabara. Lá foi erguida a Fortaleza de São João, que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Cruz do outro lado da baía, foi responsável por impedir invasões marítimas de corsários franceses e holandeses ao Rio.
Noites cariocas 
O Morro da Urca tem grande importância na história da música brasileira. Grandes festivais eram realizados, nos anos 80, em um espaço cultural que funcionava em seu topo. Ainda hoje, durante o verão, ocorrem eventos e shows de grandes artistas.
fonte dos textos e fotos: portal do governo do estado do Rio de Janeiro / Thymonthy Becker / Divulgação 

CONHEÇA BRASÍLIA DG





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo