Os monumentos históricos costumam sempre estar presente no roteiro de qualquer cidade histórica e também compõem uma bela paisagem local. Contando também com muitas outras categorias de turismo, o prêmio anual Travellers' Choice Awards escolheu os melhores monumentos do mundo e do Brasil também, confira:
1. Angkor Wat (Siem Reap, Camboja)
O Angkor Wat, que fica no Camboja, promove "experiência incrível", sendo um dos 10 melhores monumentos do mundo; apesar de ser desconhecido por viajantes, é Patrimônio Mundial da Unesco, situado a norte da cidade de Siem Reap
Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Angkor Wat é um templo situado 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap. Inicialmente hindu e depois budista, tem um importante significado religioso e é uma expressão do ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer.
Os viajantes descrevem como apavorante e majestoso ao mesmo tempo, ainda se encontrando em ótimo estado de conservação: “uma experiência verdadeiramente inesquecível”. Para conhecer melhor o templo, você pode agendar uma visita guiada, entendendo melhor sua história, mas também pode ir por conta própria.
2. Praça de Espanha (Sevilha, Espanha)A Praça de Espanha apresenta uma fonte enorme com incríveis jatos de água e também é uma construção magnífica
A Praça de Espanha é uma praça no Parque de María Luisa, em Sevilha, Espanha, construído em 1928 para a Exposição Ibero-Americana de 1929. Ele é um exemplo marcante do Regionalismo na Arquitetura, com o arquiteto Aníbal González. Suas fontes de água são enormes e incríveis, no estilo da nobreza.
A avaliação dos usuários é objetiva: “fantástica, uma das mais belas do mundo.” O belo jardim a frente é ótimo para fazer um piquenique com uma bela vista, também curtindo um tempo ao ar livre.
3. Grande Mesquita Sheikh Zayed (Abu Dabi, Emirados Árabes)
O mais marcante da Mesquita de Córdoba são seus pilares com listras vermelhas e brancas, favoritos dos turistas
A Mesquita-Catedral de Córdoba é um exemplo de fusão entre culturas, sendo uma das construções islâmicas e cristãs mais importantes do mundo ocidental, um grande marco na arquitetura islâmica do Ocidente. O lugar é histórico, datando do século 10 e sendo consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdoba foi reconquistada, em 1236.
As listras vermelhas e brancas nas colunas são uma das partes mais encantadoras de seu interior, e o viajante concorda: “Tudo é verdadeiramente digno de contemplação, como a série de colunas listradas e a catedral ornamentada no meio da mesquita.”
6. Taj Mahal (Agra, Índia)
O Taj Mahal é um dos locais mais sagrados da Índia, foi eleito Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983 e é também um símbolo do amor, já que foi comissionado em pelo imperador Shah Jahan para abrigar o túmulo de sua amada esposa.
Outro Patrimônio Mundial pela Unesco, o Taj Mahal é o famoso mausoléu feito de mármore branco localizado na Índia. A construção foi eleita patrimônio mundial pela Unesco em 1983 e também está na lista de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, desde 2007.
É também é um símbolo do amor, já que foi comissionado em 1632 pelo imperador Shah Jahan para abrigar o túmulo de sua amada esposa.
É também é um símbolo do amor, já que foi comissionado em 1632 pelo imperador Shah Jahan para abrigar o túmulo de sua amada esposa.
A mensagem deixada por um usuário viajante é: “Simplesmente o maior feito arquitetônico da face da terra, sem contar que é uma ode ao amor. Todo mundo deve ir pelo menos uma vez na vida.”
7. Catedral de Milão (Milão, Itália)
A Catedral de Milão é uma das mais célebres edificações em estilo gótico da Europa, admirada ao redor do mundo
A Catedral de Milão é uma catedral católica romana situada na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália. É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa.
O visitante pode ficar deslumbrado logo na fachada, com blocos de mármore e uma abundância de estátuas.
O visitante pode ficar deslumbrado logo na fachada, com blocos de mármore e uma abundância de estátuas.
“Maravilhoso por dentro e por fora. E fica particularmente deslumbrante com a luz do final da tarde. Os vitrais são lindos”, segundo os usuários.
8. Alcatraz (São Francisco, Califórnia) Estados Unidos
A ilha de Alcatraz tem um clima um pouco sombrio, mas foi eleita pelos turistas como um dos dez monumentos do mundo
Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos). Inicialmente foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima. Atualmente, é um ponto turístico um tanto quanto sombrio, que foi escolhido como um dos dez principais monumentos do mundo.
De acordo com a resenha dos usuários “o lugar tem uma atmosfera peculiar”. Eles afirmam ser estranho imaginar que muitas pessoas devem ter definhado quando foram encarceradas naquelas celas.
9. Ponte Golden Gate (São Francisco, Califórnia) Estados Unidos
A Ponte Golden Gate, em São Francisco, é o maior cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos EUA e é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis
Ainda em São Francisco, na Califórnia, a Ponte Golden Gate é outro monumento que representa um sonho para muitos viajantes.
A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Os usuários dizem que a ponte é “impressionante, até mesmo quando não conseguimos ver o topo por causa da neblina. Vimos muitas vezes nos filmes, mas é muito linda na vida real.”
10. Parlamento de Budapeste (Budapeste, Hungria)
O Parlamento de Budapeste, na Hungria, é uma construção que compõem uma bela paisagem, à margem do Rio Danúbio
O Parlamento de Budapeste é o local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria, e um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa. O edifício fica na Praça Kossuth Lajos, na margem do Danúbio, e é um ponto de referência da cidade, marcando a paisagem com sua bela construção.
A descrição dos usuários sobre o parlamento é que “o prédio domina o leito do Rio Danúbio.” Eles acrescentam que, “à noite, [o edifício] é iluminado por centenas de luzes e postes.”
Monumentos do Brasil
O Cristo Redentor está entre os pontos turísticos mais famosos do mundo e é o monumento melhor avaliado do Brasil
Quando se trata de Brasil, os destinos turísticos são em grande parte "os mesmos de sempre", por isso não faltam na lista monumentos que chegam a ser clichês para os brasileiros, mas que também ainda recebem avaliações muito boas dos usuários no TripAdvisor. Mas, além disso, foram escolhidos vários monumentos desconhecidos pelo gosto popular. Os dez melhores são:
Corcovado - Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil)
Catedral de Pedra (Canela, Brasil)
Catedral Metropolitana (Brasília, Brasil)
Teatro Amazonas (Manaus, Brasil)
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo (Gramado, Brasil)
Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, Brasil)
Escadaria Selarón (Rio de Janeiro, Brasil)
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
Convento Nossa Senhora da Penha (Vila Velha, Brasil)
Os monumentos são muito interessantes e com certeza valem a visita de qualquer turista. Além de reservarem uma bela paisagem, também são um reduto de história, que você pode conhecer durante a sua viagem.
Fonte dos textos e fotos: : Turismo - iG / Thymonthy Becker
DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO
OS SONHOS QUE SONHEI
A POLÍCIA E AS FRUTAS
Estava eu numa praia do nordeste. Estava junto a algumas pessoas que brincavam com uma bola. O mar ficava um pouco distante de onde eu estava. Pois eu estava no alto de uma duna de areia, distante uns 20 metros do mar. Nisto, a beira do mar, passou um carro, deste tipo bugre, só que da policia. Ele ia rapidamente e com a sirene ligada. Nisto a bola daquelas pessoas que brincavam, foi um pouco distante dali. Eu fui buscá-la. Nisto vi vindo outro bugre da policia, só que este tinha uma grande espingarda presa em sua traseira. Tipo aqueles carros usado em guerra. Então imaginei que o que estava acontecendo não era nada bom. Decidi ir embora, sem pegar a bola.
Fui caminhando até que cheguei num pomar. Havia algumas frutas caídas no chão, que não sei qual era. Fui andando pelo pomar quando ouvi vozes. Continuei andando e percebi que era o Ricardo, irmão meu com o qual não converso, conversando com o Tonhão, meu irmão também. Ele reclamava de uma briga. O Tonhão estava no chão e o Ricardo em cima da árvore, jogando as frutas para o Tonhão. Imaginei de que briga que falavam, fosse a que tive com ele. Decidi então ir embora. Quando estava indo, o Ricardo pulou da árvore quase na minha frente. Para não olhar para ele, desviei o olhar para outro lado e fui indo embora.
Ele então continuou a conversar com o Tonhão dizendo que a briga tinha sido feia lá no jogo de truco. Imaginei que ele tinha falado que a briga era no jogo de truco, só para eu pensar que não estava falando da nossa briga. Continuei andando e fui embora dali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo